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Calvino a responsabilidade social da igreja
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Nesta obra o Dr. Augustus Nicodemus Lopes demonstra-nos como o ensino do grande reformador estava focado na sua teologia e na sua interpretação Bíblica. Com certeza, é impossível compreender as reformas sociais que Calvino iniciou em Genebra sem os pressupostos da sua teologia. Tendo isso em vista, entendemos que o pensamento social de Calvino já gerou tantos bons frutos na história da humanidade, após reforma, que somos obrigados a perguntar: até que ponto seria possível aplicar a teologia social calvinista na sociedade atual?
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Até que sejamos um
<p>Se a unidade do Corpo de Cristo é tão essencial para Deus, porque é que somos o grupo religioso mais dividido do planeta? <em><strong>Até que sejamos um</strong></em> é a tentativa bem-sucedida de Francis Chan de explicar esta danosa contradição, além de revelar como esta trajetória nefasta pode e deve ser revertida.</p>
<p><br />O autor de <em>Louco amor</em> aponta como o povo de Deus tem falhado ao criar divisões pela ausência de uma postura cristocêntrica em relação ao próximo, em especial aos da família da fé. Mostra ainda o enfraquecimento da igreja ao ter de lidar com as próprias incoerências em detrimento de manter o foco na adoração a Deus.</p>
<p><br />Francis Chan pede que cristãos e igrejas em todo o mundo alinhem o seu coração com Deus e levem a sério os numerosos mandamentos pela unidade. O alerta do autor não está relacionado com questões doutrinárias, mas com a triste consequência de um cristianismo raso e com o amor superficial pelo próximo.</p>
<p><br />A boa notícia é que tanto o diagnóstico como a solução para esse grave problema podem ser encontrados nas Escrituras, daí o convite para crermos na Palavra e praticá-la.</p>
<p><br /><strong><em>"Atualmente o mundo odeia-nos não porque nos parecemos com Jesus, mas porque não nos parecemos. Somos arrogantes e há uma grave lacuna entre asss nossas crenças e ações."</em></strong></p>
<p>- Francis Chan</p>
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Surpreendido pelo sentido
<p>Contemplando o lugar da ciência e da religião no nosso mundo</p>
<p><br />Vivemos em uma era em que o crescimento da Internet tornou mais fácil o acesso à informação e ao acumular conhecimento. Mas informação não é a mesma coisa que sentido, e conhecimento não é a mesma coisa que sabedoria. Muitas pessoas são engolidas por um tsunami de factos nos quais não conseguem encontrar sentido.</p>
<p><br />Agora, um dos melhores escritores cristãos da atualidade — o teólogo e cientista Alister McGrath — escreve um guia sucinto em linguagem acessível e agradável ao leigo para ajudar os cristãos <em>"a fazer sentido das coisas”</em> conforme elas contemplam o lugar da ciência e da religião no mundo.</p>
<p><br />Alister McGrath, autor do campeão de vendas com <em>O delírio de Dawkins</em>, leva o leitor a questões pertinentes:</p>
<p>- Como fazer sentido no mundo que nos rodeia?</p>
<p>- A crença na ciência e na fé cristã são compatíveis?</p>
<p>- A estrutura do universo aponta para a existência de Deus?</p>
<p><br />McGrath ajuda os leitores a ver que a ciência não é um anátema para a fé nem suplanta a fé. Tanto a ciência quanto a fé ajudam a dominar o desejo humano de fazer sentido das coisas. A fé é complexa. Não é um salto cego no escuro, mas uma jubilosa descoberta de uma imagem mais abrangente das coisas maravilhosas das quais todos nós fazemos parte.</p>
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Soberania divina e...
<p>A tensão existente entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana é tema debatido com frequência nas áreas da filosofia e da teologia. No cristianismo, essa discussão é ainda mais aguda, pois, ao considerarem Deus ao mesmo tempo omnipotente e benevolente, os cristãos precisam de lidar com várias questões:</p>
<p><br />- Se Deus é soberano, como podemos falar de vontade humana?</p>
<p>- Como devemos relacionar passagens bíblicas que realçam a transcendência e a omnipotência divinas com aquelas que falam do arrependimento de Deus?</p>
<p>- Como a tensão soberania-responsabilidade afeta o problema da teodiceia?</p>
<p>- Será que Deus precisa de ser reduzido para acomodar a liberdade de escolha do ser humano?</p>
<p><br />Ao analisar como o assunto era tratado no Antigo Testamento, nos escritos judaicos intertestamentários e no Evangelho de João, Carson aprofunda o debate acerca do tema e mostra as implicações teológicas dessa discussão para o ministério e a missão na atualidade.</p>
<p><br /><iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/hMtt9qGxLqQ" title="YouTube video player" frameborder="0"></iframe></p>
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Um experimento em crítica...
<p>No início da década de 1960, quase tudo era questionado, e não foi diferente com a chamada “crítica literária”. Como académico ilustre e leitor ávido, C.S. Lewis não se furtou à discussão e, contrapondo-se à ortodoxia dos seus pares, propôs uma forma diferente de analisar livros: a partir da experiência de quem lê, e não de quem escreveu. O resultado dessa “crítica à crítica” está nas páginas de <em><strong>Um experimento em crítica literária</strong></em>.</p>
<p>Com a fluidez argumentativa que fez do autor de <em><strong>As crónicas de Nárnia</strong> </em>um comentador reverenciado até pelos colegas da Academia, Lewis sugere que a “boa leitura” envolve uma experiência profunda de envolvimento com a obra e as propostas de quem a escreveu. “Ao ler bons livros, tornei-me mil homens sem deixar de ser eu próprio”, afirma. A sua noção de avaliação de um trabalho literário tem como pilar o compromisso do crítico em se despir de expectativas e valores pessoais e entrar no texto com a mente aberta.</p>
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A desgraça do ateísmo na...
<p>O (falso) dilema que assola o cristão moderno é invariavelmente o mesmo: ou tornamos o cristianismo relevante para a nossa época através da sua acomodação à linha de pensamento dominante, ou nossa fé está fadada ao esquecimento e devassa intelectual, quando não ao escárnio dos descrentes.</p>
<p><br />Entretanto, neste conjunto de ensaios, Sandlin, de forma sucinta, oferece-nos aplicações concretas do pensamento bíblico a temas candentes como a crise económica, o intervencionismo estatal e a mentalidade progressista que corrosivamente se entranha na cultura ocidental como um todo.</p>
<p><br />Ora, sendo a revelação escrita a comunicação do Deus criador ao homem, é impossível que seja reduzida a esta ou aquela ideologia senão pelo mais explícito falseamento ou depauperamento da sua verdade. Porém, desde a revolução francesa, passando pelos ideais de Marx até a hermenêutica da suspeita no século XX, a “ideologia” (termo cunhado durante o período do terror, por Antoine Destutt de Tracy) tem sido o critério absoluto de julgamento, e o cristianismo tem sido acusado ou definido como puro servilismo ao aparato de poderes políticos ou económicos. Assim, nessa perspectiva acusatória, a teologia não é “o ensino de viver perante Deus” (William Ames), mas mera sistematização e justificação da vontade de poder de um grupo.</p>
<p><br />Nesta obra, porém, Sandlin faz o caminho inverso, apresentando panoramicamente uma “teologia da ideologia”, por assim dizer, e expondo as raízes teológicas das ideologias modernas. Pesando as paixões políticas na balança da Palavra de Deus, Sandlin demonstra que todas as formas de soteriologia política, tanto à esquerda quanto à direita, ainda que aparentemente divergentes entre si, têm em comum a sua revolta contra o Criador e contra a ordem da sua Criação.</p>
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A anatomia de um luto
<p>Escrito após a trágica morte da sua esposa como uma forma de sobreviver aos “momentos insanos do meio da noite”, <em><strong>A anatomia de um luto</strong> é a reflexão honesta de C.S. Lewis sobre as questões fundamentais da vida, morte e fé perante a perda. Esta obra contém as reflexões precisas e genuínas de Lewis sobre aquele período: <strong>“Nada menos demoverá um homem ― ou pelo menos um homem como eu ― do seu pensamento meramente verbal e das suas crenças meramente nocionais. Ele tem de ser nocauteado antes de cair em si. Apenas a tortura revelará a verdade. Somente sob tortura ele mesmo a descobre.”</strong></em></p>
<p><br />Este é um registo belo e inflexivelmente honesto de como até mesmo um crente firme pode perder todo o senso de significado no universo, e de como pode gradualmente se recompor.</p>
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