Cartas a um jovem...
<p>Há vários livros que descrevem a teologia reformada e convidam as pessoas a se tornarem parte da tradição reformada. Entretanto, muitos desses livros são produtos dos anos anteriores ao advento dessa jovem e inquieta realidade reformada muito popular na atualidade. A maioria deles é anterior ao novo calvinismo.</p>
<p><br /><em><strong>Cartas a um jovem calvinista</strong></em>, de james K.A. Smith, é novo para o campo e muito distinto do restante. Trata-se de um dos poucos livros que falam diretamente com esse novo e inquieto movimento reformado. Escrito como se fossem cartas de um mentor ao aprendiz que está a investigar a teologia reformada, esta obra oferece 125 cativantes páginas introdutórias à tradição e ao seu funcionamento na vida real</p>
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Prefácio ao Paraíso Perdido
<p>Em <em><strong>Prefácio ao Paraíso Perdido,</strong></em> C. S. Lewis demonstra a sua experiência como professor de literatura ao analisar o poema épico <em>Paraíso Perdido</em>, um clássico da literatura inglesa escrito por John Milton que reconta a história da Queda da humanidade, da tentação de Satanás e da expulsão de Adão e Eva do Jardim do Éden.</p>
<p><br />Neste percurso, Lewis trabalha tanto os elementos temáticos como formais da obra de Milton, discutindo a forma épica e os clássicos do género – entre eles, a Ilíada, a Eneida e o poema medieval Beowolf.</p>
<p><br />Com clareza e precisão, o autor fornece respostas perspicazes que aprofundam a nossa compreensão desta forma literária e conferem significado ao poema de Milton, inspirando os seus leitores a revisitá-lo. Por fim, Lewis lembra-nos porque é que elementos como o ritual e o solene ocupavam – e merecem voltar a ocupar – um lugar sagrado na vida humana.</p>
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A morte da razão
<p>Não faz muito tempo, a razão – a nossa capacidade de pensar, avaliar – era a base para a busca da verdade. Atualmente, já não é. O que conta é “o que estamos a sentir no coração”. É assim na música, na TV, no cinema, enfim, no mundo das artes, e também na igreja.</p>
<p>Estamos no século XXI e as pessoas continuam a correr atrás de experiências. Deixam de pensar. Mesmo os cristãos apresentam um evangelho com pouco ou nenhum significado, cheio de símbolos e emoções, que, cada vez mais, resulta na “morte” da razão.</p>
<p>Como entender uma sociedade assim e comunicar-lhe o Evangelho?</p>
<p>Como é que o pensamento e a cultura moderna chegaram até aqui?</p>
<p><em><strong>A Morte da Razão</strong> </em>responde a estas e outras perguntas e mostra tanto o propósito como a esperança que encontramos na reflexão bíblica.</p>
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Sobre escrever
<p>Esta é a coletânea definitiva sobre os estilos de escrita e uma celebração do poder transformador da palavra de um dos escritores mais influentes da era moderna, C.S. Lewis, autor de <em>As Crónicas de Nárni</em>a, <em>Cristianismo puro e simples</em>, <em>Cartas de um diabo a seu aprendiz</em> e outros clássicos.</p>
<p><br />Com mais de uma centena de excertos — alguns curtos e outros ensaísticos — retirados do seu vasto conjunto de cartas, livros e ensaios, <strong><em>Sobre escrever</em></strong> reúne as reflexões de Lewis sobre as alegrias e os desafios de uma vida dedicada à escrita. Também contém os comentários do autor sobre obras e escritores populares, como J.R.R. Tolkien, Jane Austen e George Orwell.</p>
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A torre sombria e outras...
<p>Dando continuidade às obras de ficção de C.S. Lewis, <em><strong>A torre sombria e outras histórias</strong> </em>reúne contos e escritos inacabados do autor – entre eles, uma ficção cósmica que se passa numa estação espacial, um conto reflexivo sobre a obsessão de um cego que recupera a visão e uma história reimaginando o encontro entre Menelau e Helena de Tróia.</p>
<p><br />Narrativa que dá nome ao volume, <em><strong>A torre sombria</strong></em> é um romance de ficção científica inacabado em que Dr. Ransom, protagonista da <em>Trilogia Cósmica</em>, tem de lidar, ao lado dos seus colegas académicos, com as desventuras da viagem no tempo.</p>
<p><br />Publicados postumamente, estes escritos foram salvos do fogo – como explica Walter Hooper, amigo de Lewis, no prefácio do livro – e apresentam ao leitor mais da mente criativa de um dos grandes génios literários do século XX.</p>
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Teocracia e tolerância - um...
<p><em><strong>Teocracia e Tolerância</strong></em> traz um relato envolvente das principais controvérsias dentro do calvinismo holandês, entre os anos 1600 e 1650.</p>
<p><br />A relação da Igreja com o Estado foi debatida ao longo de todo o século XVII na Holanda. Sendo assim, duas controvérsias na primeira metade foram mais significativas, pois ambas começaram no interior do próprio calvinismo.</p>
<p><br />A primeira dessas controvérsias surgiu do desafio arminiano dentro da Igreja Calvinista. Durou de 1609 até 1618, quando o Sínodo de Dort expulsou os arminianos da Igreja e Maurice, o Estatuder, expulsou da Holanda os seus líderes.</p>
<p><br />A segunda controvérsia começou em 1637 quando Vedelius ensinou em Deventer a teoria da magistratura, que era desconhecida pela tradição calvinista desde 1618.</p>
<p><br />Informações detalhadas são apresentadas, tanto sobre as controvérsias quanto sobre o contexto histórico no qual ocorreram.</p>
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Solo Scriptura e os dons de...
<p><em><strong>Sola Scriptura e os Dons de Revelação</strong></em> é uma resposta contundente escrita por um presbiteriano calvinista contra os pressupostos cessacionistas.</p>
<p><br />Os argumentos do autor demonstram com clareza que os princípios da Confissão de Fé de Westminster sobre revelação especial extrabíblica estão a ser interpretados de forma errada pelo cessacionismo reformado.</p>
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Por quem Cristo morreu? -...
<p>Trata-se de uma abrangente pesquisa histórica afirmando que a expiação universal sempre foi a corrente maioritária dos teólogos desde os Pais da Igreja, e que mesmo entre calvinistas, há uma gama considerável de nomes importantes que abraçaram a expiação ilimitada.</p>
<p><br />Descobrindo as evidências das Escrituras e da História, bem como discutindo argumentos para uma expiação limitada, Allen afirma que uma expiação ilimitada é a melhor compreensão da obra salvadora de Cristo. Allen conclui mostrando que uma expiação ilimitada fornece a melhor base para evangelismo, missões e pregação. O autor prova de maneira clara e incisiva que desde o início da igreja até cerca de 1590 praticamente ninguém negou de forma explícita que Cristo morreu pela raça humana. Nem mesmo Calvino e os Reformadores seguiam a rota da Expiação Limitada, ou definida, mais comumente chamada agora.</p>
<p><br />Allen também nos oforece uma impressionante revisão crítica, capítulo por capítulo, da obra calvinista <em>Do céu Cristo veio busca-la</em>, mencionada por J.I. Packer como a obra definitiva sobre a expiação limitada. Esta será, sem dúvida, a obra definitiva sobre esta questão durante muitos anos, provando que Cristo derramou o seu sangue por toda raça humana.</p>
<p><br />"Este livro de David Allen é uma realização tremenda. O autor ofereceu-nos um tesouro escondido de informações sobre a doutrina da extensão da expiação, traçando-a em detalhes e provendo uma interação incisiva com os argumentos exegéticos e teológicos a favor e contra a expiação limitada que foram expostas, especialmente desde a Reforma e por autores calvinistas. Como se isso não bastasse, Allen também nos dá uma extensa e definitiva crítica a <em>From Heaven He Came e Sought Her</em> (<em>Do Céu Cristo Veio Buscá-la</em>), que tem sido apontada como a obra moderna definitiva em apoio à expiação limitada. A obra de Allen é agora o livro a ser respondido sobre a extensão da expiação e o lugar para buscar apoio à expiação ilimitada e à refutação da expiação limitada”.</p>
<p>- Brian Abasciano, professor adjunto de Novo Testamento no Gordon-Conwell Theological Seminary; pastor da Faith Community Church; presidente da Sociedade de Arminianos Evangélicos</p>
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A agonia da nossa civilização
<p>O presente ensaio, de autoria de um dos maiores filósofos do século passado, o professor Georges Gusdorf, representa uma retomada de posição atual e corajosa perante os graves problemas que afligem a humanidade. Com uma perspectiva extraordinária e uma visão lúcida e profunda do momento por que passa o mundo e, consequentemente, a nossa civilização, Gusdorf enfrenta o que chamou de agonia da civilização atual.</p>
<p><br />Georges Gusdorf é, antes de tudo, um pensador cristão, imbuído de toda uma filosofia em cuja construção trabalharam os filósofos cristãos, empenhando-se para vivificar a civilização com os valores mais sagrados do humanismo personalista. Nesta obra, o filósofo estuda e disseca a civilização que lhe parece descambar para um pôr de sol melancólico, em que os valores eternos cedem à tecnologia de um desenvolvimento material sem limites; Gusdorf, porém, não se entrega ao desespero niilista dos demolidores e céticos.</p>
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Cultura cristã - uma...
<p>Neste pequeno livro, P. Andrew sandlin diz-nos como era a cultura cristã, como a perdemos, o preço que pagamos por tê-la perdido e o que podemos fazer para criar uma nova cultura cristã.</p>
<p><br />Nenhum de nós viu a cultura cristã em qualquer escala social significante, e assim podemos pronunciar as palavras com um ar de irrealidade. Começando pela afirmação pública do cristianismo por Constantino, no século IV, a cultura cristã moldou em sentido fundamental a Europa Ocidental e Oriental, bem como as colôÓias europeias do novo mundo. E agora desapareceu.</p>
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Cristianismo público -...
<p>Os termos “público” e “privado” descrevem duas arenas da vida em que a religião pode ser praticada de diferentes formas, se é que de alguma forma pode, mas estes termos eram desconhecidos antes da modernidade. No mundo antigo, por exemplo, os imperadores uniram religião e Estado no seu ofício; e até mesmo Israel, organizado de forma radicalmente diferente, foi governado pela revelação de Deus em todos os aspectos da vida. Em antigas culturas tribais, a religião — pagã, sem dúvida, em que os deuses agiam em todos os lugares — inundava a vida toda.</p>
<p><br />A divisão moderna público-privado é fruto do secularismo que floresceu na esteira do iluminismo europeu e passou a dominar todas as sociedades ocidentais. O ressurgimento do islamismo demonstra o funcionamento da cosmovisão religiosa unificada, e conflita não só com o mundo dividido da modernidade, mas também com o mundo unificado do cristianismo bíblico, cuja consolidação do público e privado leva à liberdade, paz e progresso e não, como no islamismo, à tirania, mutilação e esterilidade.</p>
<p><br />A fé bíblica é a única solução para o caos e as contradições das crenças religiosas não bíblicas, incluindo o secularismo. Este livreto demonstra que o cristianismo bíblico, de acordo com o Evangelho e a lei, foi designado para permear a esfera pública, incluindo a política, e promover a liberdade social, a virtude e a alegria.</p>
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A desgraça do ateísmo na...
<p>O (falso) dilema que assola o cristão moderno é invariavelmente o mesmo: ou tornamos o cristianismo relevante para a nossa época através da sua acomodação à linha de pensamento dominante, ou nossa fé está fadada ao esquecimento e devassa intelectual, quando não ao escárnio dos descrentes.</p>
<p><br />Entretanto, neste conjunto de ensaios, Sandlin, de forma sucinta, oferece-nos aplicações concretas do pensamento bíblico a temas candentes como a crise económica, o intervencionismo estatal e a mentalidade progressista que corrosivamente se entranha na cultura ocidental como um todo.</p>
<p><br />Ora, sendo a revelação escrita a comunicação do Deus criador ao homem, é impossível que seja reduzida a esta ou aquela ideologia senão pelo mais explícito falseamento ou depauperamento da sua verdade. Porém, desde a revolução francesa, passando pelos ideais de Marx até a hermenêutica da suspeita no século XX, a “ideologia” (termo cunhado durante o período do terror, por Antoine Destutt de Tracy) tem sido o critério absoluto de julgamento, e o cristianismo tem sido acusado ou definido como puro servilismo ao aparato de poderes políticos ou económicos. Assim, nessa perspectiva acusatória, a teologia não é “o ensino de viver perante Deus” (William Ames), mas mera sistematização e justificação da vontade de poder de um grupo.</p>
<p><br />Nesta obra, porém, Sandlin faz o caminho inverso, apresentando panoramicamente uma “teologia da ideologia”, por assim dizer, e expondo as raízes teológicas das ideologias modernas. Pesando as paixões políticas na balança da Palavra de Deus, Sandlin demonstra que todas as formas de soteriologia política, tanto à esquerda quanto à direita, ainda que aparentemente divergentes entre si, têm em comum a sua revolta contra o Criador e contra a ordem da sua Criação.</p>
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