Bem-vindo à Logos Edições - www.grandeslivros.com. Portes grátis para compras de valor superior a 15 euros. Procura um livro que não encontra ? Basta contactar-nos pelo telefone +351 96 88 88 688, e-mail ou redes socias.

Martinho Lutero

Martinho Lutero (1483-1546) foi um teólogo alemão conhecido como o precursor da Reforma Protestante e fundador da Igreja Luterana. Nasceu em Eisleben e, a partir de 1501, estudou na Universidade de Erfurt. Em 1505 tornou-se mestre em filosofia em 1505 e ingressou na Ordem dos Agostinianos.


Em 1512 doutorou-se em teologia. Cinco anos depois passa a criticar a venda de indulgências pela Igreja Católica e a defender a tese de que o homem só se salva pela fé.


Acusado de herege, fixou na porta da igreja do Castelo de Wittenberg as 95 teses que iniciaram a Reforma.


Não reconheceu a autoridade papal, negando o culto aos santos, aceitando apenas os sacramentos do batismo e da eucaristia. Foi convidado pelo papa Leão X a retratar-se, recusando-se fazê-lo. Em 1520 foi excomungado. 


Publicou obras importantes como Manifesto à Nobreza Alemã, Do Cativeiro Babilónico da Igreja e Da Liberdade do Cristão, sendo considerados os grandes escritos reformistas.


Em 1521 foi banido da Alemanha pelo imperador Carlos V. Apoiado por sectores da nobreza, traduziu o Novo Testamento para alemão.


Em 1524 abandonou a ordem agostiniana e, no ano seguinte, casou-se com uma ex-freira.


Martinho Lutero é a grande referência da Reforma Protestante.

Martinho Lutero

Lamentamos pelo inconveniente.

Pesquise de novo o que procura